sábado, 13 de fevereiro de 2010

Escravidão indígena e africana no Brasil Colônia

Pergunte a qualquer aluno da rede pública estadual paulista: por que a escravidão indígena foi substituída pela africana no início da colonização da América? Eis as possíveis respostas que obterá: "porque os índios eram preguiços e vagabundos e não gostavam de trabalhar", "porque os índios conheciam o território e fugiam", "porque os africanos eram mais resistentes ao calor e ao trabalho duro", e "porque os índios tinham alma e os africanos não".
Tais respostas ainda são erroneamente ensinadas por professores, pela mídia e por alguns livros didáticos não-atualizados e são facilmente apreendidas pelos alunos, provavelmente, porque são explicações que ratificam preconceitos muito incorporados à sociedade brasileira: a herança indígena responsável pela formação de um povo brasileiro pouco propenso ao trabalho, e os africanos como "raça" bruta pronta a ser lapidada a partir dos valores do trabalho duro.
Para desconstruir tais explicações, devemos entender direito o que era uma colônia moderna e qual a finalidade de sua criação.
Todos devem ter aprendido que as possessões europeias dos séculos XV, XVI, XVII e XVIII eram territórios que deviam servir aos interesses das respectivas metrópoles e, por isso, era imposto o Pacto Colonial (um conjunto de regras que, grosso modo, proibiam as colônias de comercializarem com outros países e de produzirem manufatura para não concorrerem com a metrópole). Todos aprendemos também que na América havia inúmeras culturas indígenas, quase todas dizimadas pelos colonizadores e algumas utilizadas como mão-de-obra escrava, e que a escravidão não era uma prática que existia para respeitar a vontade do escravo. Então, do que valeria os índios serem substituídos pelos africanos se ninguém gosta de trabalhar como escravo? Se inúmeros índios foram mortos gratuitamente, por que seria um problema eles não suportarem o calor (com o qual, inclusive, eles já estavam acostumados)?
Então, por que os colonos portugueses substituiram seus escravos indígenas por africanos? Na verdade, os colonos foram obrigados a passar a comprar escravos africanos para que a metrópole criasse mais um meio de ganhar dinheiro com a exploração da colônia. Por que os colonos aceitariam uma mudança tão prejudicial ao seu lucro? Porque eles não mandavam em nada, para ganhar a vida aqui deviam seguir as imposições da metrópole e da Igreja Católica, que produzira a desculpa do africano sem alma para legitimar sua escravidão e garantir seus lucros com os reinos católicos.
E quanto às fugas frequentes, os índios conheciam mais o território brasileiro? Claro que não. Talvez um pouco mais da região onde foram capturados. Por outro lado, os africanos também fugiam e formavam quilombos.
Some-se a essas explicações sobre a origem da sociedade brasileira uma comparação errônea entre o sentido de nossa colonização e o mito da colonização de povoamento dos Estados Unidos e você terá a justificativa para acreditarmos em tais preconceitos: os Estados Unidos mataram seus índios e, apesar de colônias, "deram certo" e nós não.