sábado, 12 de junho de 2010

Colônia de povoamento X Colônia de exploração

Aula sobre a independência do Estados Unidos. Inevitavelmente nos deparamos com a distinção entre colônias de povoamento e colônias de exploração e, então, um estranho sentimento de alívio: "Ah, então, é por isso que o Brasil se tornou um país subdesenvolvido e os Estados Unidos, uma potência?" Não, porque essa diferença foi inventada pela historiografia. "Mas, então, qual a diferença entre as colonizações do Brasil e dos Estados Unidos?" Nenhuma. A diferença somente aparece porque não se entende muito bem o sentido das colonizações.
Toda colônia moderna (da Idade Moderna, 1453-1789) foi formada com o propósito de ser explorada. Assim como Portugal e Espanha, a Inglaterra também queria um território que obrigatoriamente produzisse matérias-primas baratas e comprasse produtos manufaturados. E ela conseguiu. Se apropriou de um território pertencente à Espanha e instalou ali sua colônia.
O problema é que todo projeto de colonização necessitava de dinheiro, principalmente, para a fiscalização, para garantir que o conhecido Pacto Colonial fosse cumprido. Afinal, de que adiantava investir em um território que poderia ser ufruído por todos os outros países?
No entanto, a Inglaterra almejou mais do que podia bancar e acabou concetrando a fiscalização no sul das Treze Colônias para evitar que seus produtos mais importantes, como o algodão, fossem negociados com potências concorrentes. Dessa forma, por várias décadas, as colônias do norte sofreram menos pressão e, em consequência, acumularam mais capitais em vez de gerar lucros à sua metrópole. Quando, na segunda metade do século XVIII, a Inglaterra havia se tornado rica e poderosa, já era tarde para reivindicar e forçar o cumprimento do Pacto Colonial por suas colônias do norte, e a guerra pela independência estourou.
Mas, ainda existe uma diferença: a grande propriedade do sul em oposição à pequena propriedade no norte. Também não é isso que explica as definições de colônia de povoamento e de exploração. A distribuição de terras no sul da Treze Colônias, assim como no Brasil, foi fruto de investimentos da metrópole. Para um dono poder garantir a produção de terras tão extensas foram necessários financiamentos de mão-de-obra, de sementes e ferramentas, ou seja, investimento da metrópole inglesa. Agora, se para as colônias do norte não havia tanto dinheiro para a fiscalização, também não era viável receber tanto investimento. Assim, as colônias do norte, que possuíam menos capital, acabaram formando propriedades bem menores e, portanto, uma maior distribuição de renda. Esse sim pode ter sido um dos motivos para o surgimento de um Estado rico, com uma democracia muito mais representativa que a nossa.
No entanto, tamanho de propriedade não define modelo de colonização e, na Idade Moderna só existiu um tipo de colônia, a de exploração.